Um reeducando de 31 anos, identificado como Ivonim da Silva Lunguinho, foi encontrado morto na madrugada de hoje, quarta-feira (03/07), dentro da cela B, localizada no setor B da cadeia pública de Alta Floresta, a 115 km de Nova Canaã do Norte. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Penal.
Leia também: Homem de 47 anos é assassinado a facadas durante discussão em Carlinda
De acordo com a ocorrência do Corpo de Bombeiros, a equipe foi acionada por volta das 3h00 pela Polícia Penal para atender a uma ocorrência. Ao chegar no local, a vítima já estava em óbito, deitada em um colchão no chão da cela.
Ivonim apresentava sinais de enforcamento, com uma corda improvisada em torno do pescoço. O corpo já estava sem sinais vitais, com pupilas dilatadas, sem temperatura corporal e rigidez cadavérica. Diante da constatação do óbito, a equipe do Corpo de Bombeiros não realizou nenhuma manobra de ressuscitação.
A Polícia Penal acionou a Polícia Técnica (Politec) para perícia no local e investigação do caso. Segundo informações preliminares, Ivonim estava preso desde a segunda quinzena de junho por envolvimento em um homicídio em Carlinda, a 30 km de Alta Floresta.
Crime em Carlinda
Conforme apurado pelo Canaã Notícias no dia 17 de junho, Ivonim e sua companheira são suspeitos de assassinar um homem de 47 anos após uma bebedeira e uso de entorpecentes. O crime teria acontecido na residência da vítima.
De acordo com as testemunhas, o casal teria consumido bebidas alcoólicas e pasta base de cocaína com a vítima. A mulher, assumindo a autoria do homicídio, relatou que a vítima tentou manter relações sexuais com ela à força, e por isso o esfaqueou em legítima defesa. Já o homem nega ter presenciado o crime, pois não estava no local no momento. No entanto, uma camisa preta, possivelmente pertencente ao suspeito, foi encontrada ao lado do corpo.
Ivonim também respondia a processos por roubo, roubo qualificado, feminicídio e Lei Maria da Penha.
Superlotação na Cadeia Pública
Recentemente, um relatório encaminhado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) alertou para a situação crítica da cadeia pública de Alta Floresta. A unidade, projetada para abrigar 65 detentos, está com 199 presidiários, o que representa 206% da capacidade.
Investigação em andamento
A Polícia Civil investiga as circunstâncias da morte de Ivonim na cadeia pública. A Politec também deve realizar exames para confirmar a causa da morte. O caso segue em andamento.