Não há limites para o potencial humano. Quando o assunto é agricultura, essa máxima é elevada à décima potência. Exemplo disso é o que fez um produtor de soja do estado da Geórgia, nos Estados Unidos.
Em 23 de agosto, Alex Harrell quebrou uma marca que vinha sendo mantida há sete anos: maior produtividade em um hectare irrigado. Ele colheu impressionantes 231,8 sacas da oleaginosa, ultrapassando, com folga, o detentor do recorde anterior, o produtor do mesmo estado Randy Dowdy, que havia alcançado 213 sacas de soja em 2016.
Leia também: O que acontecerá com os fiagros?
De acordo com o agrônomo de extensão de grãos da Universidade da Geórgia, Richard Roth, responsável por administrar o concurso de produtividade do estado, a produção do vencedor foi pesada três vezes em balanças certificadas e os seus grãos possuíam cerca de 14% de umidade.
“O rendimento médio da soja na Geórgia é de cerca de 45 bushels por acre (3.024 kg/ha – 50,4 sacas), então o que Alex fez nos mostrou qual pode ser o potencial genético da soja neste ambiente. Ele nos mostrou algumas técnicas que podemos usar para melhorar os rendimentos”, destacou Roth.