InícioNotíciaCaso de PolíciaOperação da PF investiga Secretaria de Saúde de Cuiabá por fraudes em...

Operação da PF investiga Secretaria de Saúde de Cuiabá por fraudes em licitações

Além das buscas, houve a efetivação de medidas cautelares de suspensão de pagamentos de contratos públicos e de afastamento de função pública aos envolvidos.

A Polícia Federal deflagrou a Operação Miasma para identificar possíveis crimes de fraude à licitação e peculato em detrimento da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, nesta terça-feira (28). Ao todo, foram cumpridos 32 mandados de busca e apreensão em Mato Grosso, Amazonas, Tocantins e Distrito Federal.

Leia também: Polícia Civil cumpre mandados em operação de combate a extorsão praticada pelas redes sociais

Segundo a PF, os mandados cumpridos dizem respeito a duas investigações por crimes cometidos entre 2021 e 2023. Além das buscas, houve a efetivação de medidas cautelares de suspensão de pagamentos de contratos públicos e afastamento de função pública dos envolvidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em nota, a Secretaria de Saúde de Cuiabá informou que irá colaborar para prestar todas as informações necessárias aos órgãos responsáveis pela ação e que irá acionar a Procuradoria Geral do Município para que tenha as informações oficiais sobre os processos citados.

“Sobre os contratos que estão sendo alvo de apuração, e posteriormente alicerçadas das devidas informações, (a Prefeitura) irá se posicionar de forma mais efetiva, mas de antemão esclarece que o período de 2023 a Saúde Pública foi gerenciada por um gabinete de intervenção comandado pelo Estado”, diz trecho da nota.

As investigações

A primeira investigação, em colaboração da Controladoria-Geral da União (CGU), é sobre a contratação de uma empresa para o fornecimento de software de gestão documental, por cerca de R$ 14 milhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A investigação apontou indícios de montagem no processo de adesão à ata de registro de preço, com participação de diversas empresas parceiras, além da liberação e pagamento das licenças do software, que não tinham relação com a implantação e funcionalidade.

Você viu? Distrito Colorado do Norte Celebra a Escolha da Rainha do Costelão 2024

Depois do pagamento de mais da metade do contrato, o ente público, por portaria, estabeleceu o uso de sistema de informação diverso para a gestão documental da unidade.

A segunda investigação é sobre contratos de locação de vans e ambulâncias pela Secretaria Municipal. As investigações concluíram que os veículos colocados para serviços não pertenciam à empresa contratada, que não possuía capacidade técnica para atender à contratação. Dentre os veículos, um automóvel está registrado em nome do genitor de um dos servidores públicos responsáveis pela fiscalização contratual.

Publicidade

Cotação do Dólar Hoje:

Cotação do Dólar Hoje:

Siga o Canaã Notícias

9,777FãsCurtir
35,371SeguidoresSeguir
9,097SeguidoresSeguir
499InscritosInscrever

Tempo Agora

Publicidade

PUBLICIDADE