Policiais militares do Batalhão de Proteção Ambiental (BPMPA) desarticularam um ponto de extração ilegal de minério, na tarde desta quinta-feira (20/07), na reserva de proteção permanente da região de Cristalino, em Alta Floresta. Na ação, três homens foram presos em flagrante, sete balsas foram apreendidas e multas de R$ 680 mil foram aplicadas.
Leia também: SEMA licencia em MT o primeiro garimpo com máquina de apuração de ouro sem mercúrio do Brasil
O BPMPA recebeu informações da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) sobre grande quantidade de balsas que estavam realizando extração de minério na região de Cristalino, uma unidade de conservação permanente. Em varreduras pela região, foi identificado o total de sete balsas, com grande quantidade de pessoas.
Os policiais se deslocaram para a área e flagraram as balsas em funcionamento e alguns suspeitos em fuga, sendo que três deles foram detidos pela equipe.
Ao serem questionados, os homens não apresentaram documentações de autorizações para exploração da área, bem como se negaram a prestarem esclarecimentos sobre os responsáveis pelo empreendimento ilegal.
Em seguida, todos foram conduzidos para a Delegacia de Alta Floresta para demais esclarecimentos e foram multados em um valor total de R$ 680 mil, pelos crimes de extração e funcionamento de empreendimentos poluidores em áreas de preservação ambiental.
As balsas apreendidas foram desmanteladas pelas equipes policiais, em virtude de não poderem serem retiradas do local.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.