O advogado Marcos Vinicius Borges foi condenado, nessa segunda-feira (21/08), a cinco anos de prisão por estelionato contra clientes e tráfico de influência em Sinop, a 200 km de Nova Canaã do Norte. Marcos Vinicius é conhecido por ostentar vida de luxo nas redes sociais.
Leia também: Advogado ostenta demais e tem inscrição suspensa pela OAB-MT
Conforme a denúncia do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), ele obteve vantagem de clientes ao cobrar valores acima dos honorários previstos, com a justificativa de que o dinheiro seria utilizado para pagar propina a policiais e delegados.
O advogado informou à TV Centro América que não teve acesso a decisão e não se arrepende, pois cobrou pelo serviço prestado. Ele afirmou ainda que vai recorrer da decisão.
Um inquérito policial foi instaurado em setembro de 2017. Já em dezembro 2021 Marcos Vinicius foi denunciado pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT). Segundo a decisão, o advogado pediu para que o processo se tornasse sigiloso e foi aceito.
Você viu? Liminar Judicial Impede Destruição de Maquinários Apreendidos em Crimes Ambientais
De acordo com o documento, o advogado foi julgado pelos crimes contra três clientes. A soma das penas resultou em 5 anos e 5 meses de prisão em regime inicial semiaberto, por tráfico de influência, que consiste em “vender uma suposta influência sobre um servidor público que na verdade não existe” e estelionato.
A sentença foi proferida pelo juiz Walter Tomaz da Costa, da 4ª Vara Criminal de Sinop.