Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski, Ministros do Supremo Tribunal Federal foram hostilizados por manifestantes brasileiros em Nova York, nos Estados Unidos. Os Ministros foram abordados no último domingo (13/11), pelas ruas da cidade, em frente ao hotel que estavam hospedados e em restaurantes que frequentavam.
Os ministros do STF Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso e Ricardo Lewandowski e o ex-presidente Michel TemerEntre estão na cidade para participar do evento ‘Lide Brazil Conference’, promovido pelo Grupo Lide (Líderes Empresariais) no Harvard Club.
Leia também: Caravana de Nova Canaã e Colíder segue para Brasília para as manifestações desta terça-feira 15/11
O evento é a 1ª edição do “Lide Brazil Conference” e tem como objetivo debater o respeito à liberdade, à democracia e à economia do Brasil a partir de 2023. Os debates acontecem nos dias 14 e 15 de novembro, das 10 às 14 horas, no horário de Brasília.
O Grupo Lide é liderado pelo ex-governador de São Paulo, João Doria, que também esteve presente no evento.
Além dos magistrados, o evento conta ainda com a presença de representantes do TCU (Tribunal de Contas da União), entidades de classe, gestores públicos e privados e mais de 260 empresários.
Eram esperadas manifestações apenas na segunda, 14/11, diante do Harvard Club.
Na porta do Hotel Sofitel, manifestantes insatisfeitos com a atuação dos Ministros entoaram o hino nacional e proferiram xingamentos à medida que os magistrados deixavam o hotel.
O ex-presidente Michel Temer também foi alvo dos protestos. Temer participava do evento junto dos Ministros do STF.
Ao ser reconhecido no restaurante Brasserie Française, o Ministro Alexandre de Moraes foi abordado por duas pessoas. O Ministro almoçava com a esposa.
O manifestante que filmava dirigiu ao Ministro frases em português e inglês em tom de deboche.
ASSITA O VIDEO ABAIXO: