A operação ‘Impetus Tijucal’, deflagrada pela Polícia Civil nesta sexta-feira (13), em Cuiabá, cumpre 54 mandados contra suspeitos de tráfico de drogas na região. São 18 ordens judiciais de prisão preventiva e 36 de busca e apreensão.
De acordo com a polícia, as investigações começaram por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE). A primeira fase da operação foi deflagrada em agosto de 2021 para cumprimento de 11 ordens judiciais. O objetivo, além do combate ao tráfico, era identificar os envolvidos no esquema.
Leia também: Procon de MT orienta consumidor sobre compra de materiais escolares
As diligências investigativas também tiveram como base inúmeras denúncias via 197.
Segundo a polícia, todo material arrecadado na primeira fase e de denúncias foi analisado, sendo iniciadas novas investigações que revelaram a ligação entre os investigados e uma facção criminosa local, com estruturas de arrecadação dos valores auferidos com o tráfico de drogas e outros crimes na região da grande Tijucal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante os trabalhos, foram identificados 36 pontos de distribuição de drogas.
Segundo a delegada titular da DRE, Juliana Chiquito Palhares, a investigação foi encaminhada ao Judiciário e após análise do Ministério Público, foram expedidas as ordens judiciais que são cumpridas na operação desta sexta-feira.
Estão envolvidos no cumprimento das ordens judiciais cerca de 160 policiais civis entre delegados, escrivães e investigadores de Polícia ligados à Diretoria de Atividades Especiais e à Diretoria Metropolitana.