O ex-vereador, Adauto Inácio de Andrade, de 76 anos, foi preso em flagrante, na manhã deste sábado (11/03), após arrastar um cachorro amarrado a um carro, em Jaciara a 142 km de Cuiabá. Um vídeo gravado por uma testemunha mostra o momento em que o animal é arrastado pela avenida.
Nas imagens, é possível ver o cachorro sendo arrastado pelo carro, onde está amarrado por um corda. Em seguida, o ex-vereador encosta o carro e começa a discutir com a pessoa que faz o vídeo. O trecho seguinte do vídeo mostra o animal com a corda amarrada ao pescoço, ofegante e com as patas machucadas. Logo após, o vereador sai puxando o cachorro, que consegue andar, mas com dificuldade.
Leia também: Homem perde R$ 85 mil em golpe de negociação de caminhão em Carlinda
A Polícia recebeu a denúncia e se deslocou à casa do ex-vereador, que argumentou que a cadela teria fugido e, por estar no cio, ele a levou para dar uma injeção para evitar que ela ficasse prenha.
Solto em Seguida
O ex-vereador foi solto logo em seguida, após passar por audiência de custódia. Não teve pagamento de fiança.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O juiz Alcindo Peres da Rosa acatou o pedido do Ministério Público Estadual (MPE), que argumentou que não há fundamentos para manter a prisão do autor dos maus-tratos, identificado pelas iniciais A.I.A, de 76 anos, e também usou como argumento a idade avançada dele.
Crime
Maus-tratos, abuso e violência contra animais é crime previsto por lei. A pena para quem praticar o crime contra cães ou gatos é de prisão, de dois a cinco anos, multa e perda da guarda do animal.
Denúncias de crimes contra animais podem ser feitas de forma anônima pelo disque denúncia da Diretoria de Bem-Estar Animal, no 0800 647 7755 ou na Delegacia do município.