A empresa iniciou a campanha ‘Dois Pontos’ para a garantir a segurança na travessia urbana da cidade. A iniciativa é inédita no Brasil, de acordo com a concessionária, e o resultado prévio apontado pelo monitoramento, entre 1º de julho e 30 de setembro deste ano, é de redução de 31% no total de sinistros desse tipo.
Leia também: Ministério confirma Sorriso como município mais rico do agronegócio
De acordo com o diretor de Operações e Tecnologia da concessionária, Wilson Ferreira, o trecho urbano da BR-163, em Sinop (MT), foi escolhido para receber o projeto em caráter experimental por ser a região com maior índice de colisões traseiras no segmento concedido, de Itiquira (MT) a Sinop (MT). “A iniciativa é inovadora no Brasil e o nosso interesse é testar por um período de seis meses e, dependendo do resultado, ampliar para outros trechos mapeados da rodovia. Até o momento, estamos satisfeitos com a redução de acidentes e já estamos estudando a ampliação do projeto. É importante lembrar que a inspiração para iniciarmos a campanha vem de boas práticas adotadas em outros países, como os Estados Unidos e Holanda”, esclarece.
A campanha ‘Dois Pontos’ busca chamar a atenção dos condutores para a distância mínima do veículo à frente. Para isso, foi feita uma sinalização especial na rodovia, entre os km 826 e 835, indicando no asfalto os pontos de distância.
Ainda, como parte da ação, foi feito reforço na quantidade de placas indicativas sobre o tema. Segundo a concessionária, aliado à distância mínima do veículo à frente, a velocidade praticada dentro dos limites estabelecidos para a via percorrida também é apontada como medida de segurança, assim como a manutenção dos veículos, especialmente os freios e, no período de chuva, principalmente, as condições e conservação adequadas dos pneus.