O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta 3ª feira (13.dez.2022) que o Brasil confia “a qualquer tempo na atuação indelével” das Forças Armadas. A declaração foi feita em mensagem lida durante cerimônia do Dia do Marinho, da qual o chefe do Executivo participou. Apesar de estar presente, o presidente escolheu não ir discursar no púlpito.
“O Brasil confia a qualquer tempo na atuação indelével de suas Forças Armadas em prol da defesa de nossa pátria e pela garantia da liberdade do povo brasileiro”, disse Bolsonaro no texto lido pelo cerimonial militar.
Leia também: Bolsonaro reza com apoiadores no Alvorada, ouve gritos de ‘fica’, mas evita discurso
Apoiadores do presidente se reúnem em frente Quartel-General do Exército, em Brasília, pedem intervenção militar e questionam resultados das eleições desde os resultados das eleições. Eles são contra a vitória do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Bolsonaro também exaltou a Marinha e disse em sua mensagem que integrantes da corporação “sempre lutarão para impedir qualquer iniciativa arbitrária que possa a vir solapar os interesses de nosso país”. Ele destacou ainda a atuação do Marques de Tamandaré, patrono da Marinha. O Dia do Marinheiro é comemorado em 13 de dezembro, dia do aniversário de Tamandaré.
“Registro, como presidente da República, a gratidão da população pelos marinheiros, fuzileiros navais e servidores civis de ontem e de hoje, que até mesmo com sacrifício da própria vida lutaram e sempre lutarão para impedir qualquer iniciativa arbitrária que possa a vir solapar os interesses de nosso país, mantendo o Brasil como uma nação livre, grande e soberana, berço de povo resiliente e acima de tudo patriota”, disse.
Além de Bolsonaro, também participaram da cerimônia o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos), e os ministros Paulo Sérgio Nogueira (Defesa), Joaquim Leite (Meio Ambiente), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Carlos França (Relações Exteriores) e Célio Faria Júnior (Secretaria Geral).
Continua depois da publicidade
Na cerimônia, foram entregues as Medalha do Mérito Tamandaré. Entre as autoridades que receberam a homenagem estão os ministros Marcelo Queiroga (Saúde), Carlos Brito (Turismo) e Ronaldo Vieira Bento (Cidadania).
Assista ao vídeo abaixo: