Já na década de 1980, a cantora participou de várias produções para a TV e gravou o disco “Aquarela do Brasil”, ressaltando a obra do compositor Ary Barroso.
Na década de 1990, lançou os discos “Plural” e “Gal” e gravou os CDs “Acústico MTV” e “Gal Costa Canta Tom Jobim Ao Vivo”.
Em 2012, a artista foi eleita pela revista Rolling Stone como a sétima maior voz da música brasileira de todos os tempos.
Leia também: Mark Zuckerberg anuncia demissão de mais de 11 mil pessoas na Meta, dona do Facebook
Atualmente, Gal estava em turnê com o show “As Várias Pontas de Uma Estrela”, que contava com um repertório cheio de sucessos dos anos 1980. A artista se apresentaria no “Primavera Sound” no último dia 5 de novembro, mas o show foi cancelado.
O anúncio foi feito pelas redes sociais do festival no último dia 17 de outubro: “Após o procedimento de retirada de nódulo na fossa nasal direita, realizado há três semanas, encontra-se em processo de recuperação e, seguindo as recomendações médicas, suas apresentações estão suspensas até o final do mês de novembro, não sendo possível sua participação no festival Primavera Sound, como era previsto”.
Na vida pessoal, a cantora, que era assumidamente bissexual, sempre foi discreta. Ela deixa um filho, Gabriel, de 17 anos.