Na última semana, nos dias 27 e 28 de março, o município de Nova Canaã do Norte recebeu a visita da VAN Lilás, iniciativa do Programa “Ser Família Mulher”, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes. A ação teve como objetivo oferecer suporte e orientação para mulheres vítimas de violência doméstica, promovendo acolhimento e informação sobre seus direitos.
Leia também: Primeira Caminhada da Mulher reúne mais de 150 participantes em Nova Canaã do Norte
Na quinta-feira (27), a programação teve início pela manhã na sede do município, com uma palestra voltada à conscientização e prevenção da violência contra a mulher. No período da tarde, a VAN Lilás seguiu para a Comunidade Novo Paraíso, no PA-Veraneio, onde a equipe ministrou a palestra na escola local. Já na sexta-feira (28), as atividades foram realizadas nos distritos de Ouro Branco e Colorado do Norte.
O Programa “Ser Família Mulher” foi lançado em 9 de agosto do ano passado e atualmente beneficia cerca de 300 mulheres no Estado. Além do suporte social e psicológico, o programa também concede um auxílio-moradia de R$ 600 para mulheres vítimas de violência doméstica que possuam medidas protetivas. Esse recurso é destinado ao pagamento de despesas essenciais como aluguel, água, energia elétrica e gás de cozinha, totalizando um investimento de R$ 42 mil mensais.
O programa, promovido pelo Governo do Estado, atua em conjunto com diversos setores da sociedade, como saúde, assistência social, segurança pública, sistema judiciário e educação, além de contar com parcerias municipais. A iniciativa busca fortalecer a rede de enfrentamento à violência contra a mulher, garantindo maior proteção e suporte para aquelas em situação de vulnerabilidade social.